domingo, 10 de janeiro de 2016

Morre David Bowie aos 69 anos em Manhattan, Nova York




Sempre no final do ano ou um pouco depois o que não tiver mais motivo para continuar existindo ou não tiver bem estruturado morre. Seja um relacionamento, emprego, matéria ou alguém que já cumpriu a sua missão aquí na Terra.
Morreu hoje de noite, 10 de janeiro de 2016 aos 69 anos um dos maiores artistas de todos os tempos, David Robert Jones, mais conhecido como David Bowie!!! Um homem que revolucionou a arte (dança, desenho, pintura, música, teatro e o cinema) mundialmente!!!
Cantor, compositor, ator e produtor musical lutava contra um câncer no fígado durante 18 anos sem deixar de fazer e viver a arte de modo maravilhoso e cheio de magia!!!
Suas influências musicais foram: The Beatles, Elvis Presley, Little Richard, The Rolling Stones, Pink Floyd, Velvet Underground, Syd Barrett, The Who, Kraftwerk e Neu!
Assim como influenciou musicalmente: Madonna, Lady Gaga, Nirvana, Siouxsie and the Banshees, The Cure, Gary Numan, John Foxx, Nine Inch Nails, The Germs, Magazine, New Romantic, Blitz Kids, Keanan Duffty, Steve Strange, Pixies, Marilyn Manson, Boy George, Groove Armada, Spacehog, Neïmo, Arckid, Stacey Q, Cherie Currie, Arcade Fire e Oasis.
Nascido em Brixton, um bairro suburbano da Inglaterra em 1947 no dia 8 de janeiro (perceberam que logo ao terminar o seu 69° ciclo de vida ele transcendeu?).
Nesta foto uma fã fazendo sua última homenagem em Brixton, Londres onde David Bowie nasceu....
Sua última obra foi o videoclipe Lazarus do disco Blackstar lançado dia 8 de janeiro de 2016 (dia de seu aniversário).
Seu talento já era reconhecido "acima da média" no coral do colégio Burnt Ash Junior School para onde a sua família o enviou. Aos nove anos sua dança surpreendia os professores.
Aprendeu arte, música, piano e saxofone alto
Um amigo (amigo?) do colégio chamado George Underwood com um anel grande deu-lhe um soco no olho esquerdo que lhe rendeu 4 meses internado, várias operações que não resolveram totalmente o problema de percepção deficiente,  pupila permanentemente dilatada e heterocromia (os olhos deixaram de ser azuis para ser um de cada cor) virando futuramente sua marca registrada. Apesar do atrito os dois continuaram amigos e George depois cuidou da parte artistica dos primeiros discos
Aos 15 anos David Bowie  teve a sua primeira banda, os Kon-rads, depois os King Bees. Em menos de um mês depois entrou no Manish Boys que tocavam blues com influências de folk e soul. "Eu costumava sonhar em ser o Mick Jagger deles", recordaria Bowie anos mais tarde. Depois ele foi para o Lower Third. Um trio que inspiravam-se no The Who.
Desanimado com o mundo pop desistiu da música e foi estudar mímica no Sadler's Wells, mas continuou no Lower Third, depois saindo e entrando no Buzz e em 1967 no Riot Squad (as músicas nunca foram lançadas)
Antes seu nome artístico era Davy (e Davie) Jones, mas como era confundido com o ator Davy Jones (do The Monkees) preferiu mudar para David Bowie. Seu nome foi inspirado no guerreiro americano Jim Bowie que era um colono miliciano que tinha uma faca de modelo Bowie (por isso seu nome) que adquiriu após ter ficado impossibilidado de usar pistola após um duelo com o xerife Norris Wright.

"A morte dele não foi diferente da vida dele, um trabalho de arte. Ele fez 'Blackstar' para nós, seu presente de despedida. Eu soube por um ano que isso (a morte de David Bowie) seria dessa forma".Palavras do seu grande amigo e produtor Tony Visconti.
O disco certamente foi inspirado nessa última fase de sua vida. A reflexão sobre a vida e a morte se manifesta em todo o disco. 
No videoclipe aparece ele em cima de uma cama de hospital com os olhos vendados e dois botões no lugar dos olhos dizendo:

"Olha aqui, eu estou no céu
Eu tenho cicatrizes que não podem ser vistos
Eu tenho drama, não pode ser roubado
Todo mundo me conhece agora

Olha aqui, cara, eu estou em perigo
nada tenho a perder
Estou tão alto que faz o meu giro cérebro
Caiu meu celular logo abaixo
Não é igualzinho a mim ?

No momento em que cheguei a Nova York
eu estava vivendo como um rei
Então eu usei todo o meu dinheiro
eu estava olhando para sua bunda
Desta forma ou de jeito nenhum
Você sabe, eu serei livre
Assim como esse pássaro azul
Agora, não é igual a mim ?
Oh eu estarei livre
Assim como esse pássaro azul
Oh eu estarei livre
Não é igualzinho a mim?"

Que Deus ilumine a sua trascendência e os seus novos caminhos!!!
Fãs homenageando em Brixton esse artista tão inteligente, talentoso, criativo e estiloso!!!


Um fã faz a sua oração no centro de Londres onde foi tirado a foto da capa The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars

Um fã deixando flores na porta do prédio onde David Bowie morou em Berlim nos anos de 1976 até 1978.